"O trabalho de Basquiat esta inundado de referências e de correspondências múltiplas, os seus trabalhos não são apresentados numa estrutura aberta, mas como uma dinâmica simultânea entre declarações divergentes e em si próprias herméticas.
As suas representações ilustram tudo o que é terrifico, despedaçado, incoerente, e na sua demolição e desprezo por qualquer tipo de unidade visual tradicional. O tema principal dos seus trabalhos é a vida na grande cidade. A indiferênça em relação à perspectiva e a posição infantil e ingénua em relação ao estilo são características suas.
As primeiras telas de Basquiat foram as paredes da cidade onde ele difundiu as suas mensagens. Olhando além do significado de infantil de representação da grande cidade e da verdadeira imagem dos seres humanos, a obra de Basquiat é claramente uma arte de fúria e de rebelião, mas retém sempre os engenhosos jogos de palavras da sua fase dos graffitis. A coroa e o símbolo do copyright são as características mais obvias do período graffiti para as pinturas e desenhos posteriores."
"Esta cidade está pejada de emproados pseudos da classe média que tentam parecer como o dinheiro que não têm; símbolos de status. Dá cabo de mim. É como se passassem etiquetas dos preços coladas à cabeça. As pessoas deviam viver a vida de forma mais espiritual, pá."
Basquiat
"Não ouço o que os críticos de arte dizem. Não conheço ninguém que precise de um crítico para saber o que é arte."
Basquiat
via
http://basquiat.no.sapo.pt/principal.html
http://basquiat.com/
http://www.facebook.com/BasquiatCouture#!/BasquiatCouture
Sem comentários:
Enviar um comentário